Tuesday, April 27, 2010

No estúdio com Coca O Faray Sem Mobile

Começamos por lamentar o longo período de ausência, mas voltamos em grand com esta conversa cedida pelo nosso entrevistado de hoje:
Mário Cunha é o nome e Coca o Faray Sem Mobile (o quê?), é o personagem que escreve, produz, canta, repa, enfim… as habilidades parecem infindáveis.
Fiquem com a a entrevista na integra:


WMFala-nos um pouco do teu percurso pela música, como foi que esse bicho da música entrou. Foi o Hip-hop que despertou a música em ti ou veio depois?
FSMA musica sempre esteve presente…mas lembro-me duma guitarra que um tio me ofereceu num natal. E PRONTOS….aos 10 a minha mãe já me tinha posto a aprender a tocar piano com uma professora Brasileira muito “séria”, aos 13 já tinha uma banda curiosa…com músicos curiosos…e já tinha pulado para a bateria e percussão…enfim….desde muito cedo me envolvi nesse mundo…mas vocalmente comecei a gravar as minhas 1ªs rimas com o Xagas e com o Kilates em 2000/1 num estúdio caseiro na Amadora.

WMO Hip-hop é o teu estilo de eleição? Aonde é que o colocas no teu universo musical e qual a influência que tem nos variadíssimos estilos que produzes?
FSMSempre adorei comprar e ouvir musica…desd’o Jazz, Soul, Funk, Hip-hop e claro a música africana já no meu menu diario. Eu sou viciado por Soul…todo o estilo musical que tenha soul é bem-vindo no meu ouvido…Não posso dizer que o Hip-hop seja o meu estilo de eleição mas, com certeza, ele não passa despercebido na minha produção e mesmo no meu quotidiano, e acho que é mesmo aí que o Hip-hop entra no meu universo musical.

WMSei das milhentas músicas já feitas. Aonde é que está este material todo? Para quando um álbum?
FSMA maior parte está no “Baú”, outras andam mesmo por ai, a girar o globo…sem identificação nem fotografia… blogs, etc. … Aliás acaba de sair em Março uma colectânea da Enchufada que se chama E-Spam 001 com um tema meu e uma participação com os 1-Uik Project (RECOMENDO) …. O álbum está previsto para 2011….este ano, tenho já preparado um EP que se chama Relachtotal 120-60, com 6 músicas já acabadas e novinhas em folha…. Muito soul muito soul!!!!

WMA tua poesia não é a convencional, não são as rimas, não são as palavras embelezadas. A tua escrita é exactamente com falas, é a prosa urbana. O que é que te inspira para escrever?
FSMA realidade é que me considero jovem a fazer música para jovens, não me interpretem mal, há pessoas de idade com a mentalidade jovem e aberta…e vice-versa. Acredito que ser activo é bom para quem queira escrever ou idealizar uma boa cena. Adoro a fala aberta, como se diz em Angola “sem katas”, mas atenção……sem “broas”. O que me inspira na verdade é como as coisas andam…tento me manter sempre atento, e como cidadão do mundo não há como não estar…isso ta tudo a dar o “atum”….

WMO que é a soulwatt? Quem faz parte do colectivo?
FSMSoulwatt é uma equipa de produção criado por mim e pelo meu irmão (Tuka) na altura em que tivemos acesso a certos plug-ins com registos que nós nos identificamos. Na altura em que criamos Soulwatt vivíamos a distância, eu em Lisboa e ele em Manchester e o mais estranho é que fazíamos música diferente mas com registos muito parecidos…obviamente pensamos no So what de Miles. De momento estamos em hold, mas com um projecto muito bom chamado Afrologia que espero em breve estar disponível on-line.

WMO quê que ouves de música angolana? (actual, antigo)
FSMGosto muito de Gabriel Tchiema, André mingas é muito forte!!!!! Paulo Flores, Filipe Mukenga, Zau….NGONGUENHA…tudo da Wakuti..calma calma……………….Wiza tá ma fexar bro!!!!!

WMDeixa os links do teu myspace e do teu colectivo

WMProjectos de música para o futuro.
FSMPara ser sincero não consigo já pensar nos projectos antes de acabar os que ainda não estão acabados, mas ya …. A verdade, é que continuo a fazer muita música e a diversificar o meu estilo…vamos ver…
He hey

1 comment:

  1. fala cota se asim o posso chamar eu sou o safa mandame so o seu imail safandjodi@htmail.com abraços e que Deus esteja com vosco. amor

    ReplyDelete