Thursday, July 1, 2010

Conjunto Ngonguenha - Tacklist e comentários


Bom dia pessoal, enquanto o lobo não vem, mais uns detalhes sórdidos da que será o NÓS OS DO CONJUNTO:
Chamada – quem ainda se lembra do Mamborró, sucesso adolescente dos anos 80 e o seu grito de guerra “...quem é aquele que vem ai?” ai vêm os membros do Conjunto no seu segundo CD, a deslizar na voz do Mamborró “…. Quando eu passo pelas ruas as crianças berram: quem é aquele que vem ai?”.
Dia de aulas – A ideia desse som foi das primeiras a aparecer quando pensamos em fazer um segundo disco, o Leonardo já tinha a letra dele a algum tempo assim como o Zé Bolinho por isso foi simples misturar a água e o azeite. É mesmo só aquele relato de outro dia chato de aulas em que todos só queremos fugar, fugir, dormir... qualquer outra coisa, menos estar na sala de aulas.
Kibidi (a lenda do caixão vazio) – Esse som até chegar a historia do Caixão vazio demorou, primeiro era uma investigação privada do Sr. Jaime Bunda, mas acabamos por tornar o mambo mais simples, caixão vazio aparece na escola no último tempo... Correr ou correr... Mais nada, wís que se mijaram de medo, colegas que caíram no cocó... o sample com bastante Groove é da música N'zambi do André Mingas.
Sorriso angolano – a ideia deste som partiu do beat, o Conductor já tinha mostrado o instrumental a algum tempo e decidimos logo de primeira usar no disco, o original tinha um sample da música do André Mingas mas acabamos por decidir ter o Leonardo a reinterpretar o mambo. Cada um fala daquele sorriso que ta a faltar na cara de muitas pessoas pra podermos nos sentir mais "patrioticamente angolanos". Edu-ZP fez as honras e deu uma visão diferente ao sorriso angolano...
Vou te queixar - esta ideia partiu do nguimbola do grupo, Mayanda, que falou da letra praí umas 15 vezes antes sequer se termos lido a parte dele. O Conductor tinha lá um beat com sample do Totó (eu vou…) e decidimos misturar o trigo e o joio, a princípio tinha o sample do totó mas acabamos por usar as vozes dos putos que fizeram a intro do disco. O mambo é simples, vocês andam a dar cabo do país, por isso vamos vos queixar... tipo criança mesmo... vou te queixar!!!
Medo do regresso – a ideia deste som partiu de um e-mail que recebemos no myspace (broda esqueci o teu nome e alguém apagou o teu mail da caixa de correio) a perguntar se podíamos fazer um tema a falar dos jovens que regressam a banda e encontram tudo diferente do que tinham em mente... o Conductor só se meteu na pele do rapaz que tem medo de voltar (porque ele tem mesmo medo) e o Mayanda e o Leonardo tomam 2 opiniões diferentes sobre o regresso.... Este som já passou por uns 3 beats diferentes, (um com guitarra do Papá Juju dos Terrakota, outro com um coro do disco do Rhymman), mas quando pensamos no tema entrava mais na onda ter um sample africano meio triste e uma voz angolanamente sensual.... Kanda fez as honras e está tipo Salif Keita da banda...
Kem manda mais fuma – já tínhamos em mente fazer um novo som com a interface televisiva do primeiro disco de volta (Ecos e Factor) a ideia partiu do famoso programa Janela Aberta da TPA onde Bento Kangamba e o Riquinho mediram forças ao vivo e debruçaram-se sobre a seguinte questão:   quem tem e como se gasta mais dinheiro. Ai, apenas  anunciamos o retorno da excelentíssima Sandra Tritritri, após algum tempo de ausência... 2 convidados (Azhar e Muginga) a falar de como se gasta dinheiro na actualidade angolana...
Namorada do Conjunto – a ideia deste foi do Ikonoklasta, tudo começou com os kambas no clube a tchillar e a falar das damas que já pincelaram... a reviravolta é quando descobrem que afinal todos namoram a mesma dama… saiu confusão. O Conductor pegou no sample dos Jovens do Prenda da música "Namorada do Conjunto" e convidamos o Legalize para reinterpretar o coro, a Petty fez de moça direita e nos deu carga.
Julieu e Rometa – este som fazia todo o sentido por no disco porque tanto o Joel, o Kapa e o Leonardo tinham umas histórias interessantes sobre os pedidos que o people andava a fazer na banda. Decidimos então distribuir tarefas, noivo (Ikonoklasta), noiva (Isa Tchissola), tio do Sul (Mc Kapa), tio do Norte (Leonardo) e para finalizar o tema como deve de ser... no refrão o grande Keita Mayanda reinterpreta os Irmãos Kafala... Querem mais quê???!?!?!?!?
Tia – uma homenagem as nossas tias, tanto a da esquina, como a da limpeza, a que vende kitaba, a que vende pincho, a todas elas. O som partiu do beat do Conductor com o sample do Artur Nunes, o próprio Artur Nunes mais o Legalize no refrão a por muamba de jinguba nos nossos ouvidos.
Tou a falar pra ti - a ideia deste som é falar da forma como os imigrantes tem desrespeitado as tradições e o próprio angolano, principalmente nos últimos anos. Há uma nova vaga de imigração e decidimos abordar um coxe o assunto, atirando algumas preocupações ao ar para ver se o pessoal consegue abrir um pouco mais o olho. O beat tem  aquele tom de rebita misturada com sungura e decidimos explorar o contraste entre a alegria do beat e  uma letra mais séria e menos focada na dança.
Ninguém Nos Sungura – No verão de 2007, o McK passou por Lisboa e curtiu muito desse instrumental, fez o coro quase instantaneamente, na altura gravamos a ideia e decidimos mandar um propz aos zairenses que influenciaram tanto a música angolana. O primeiro a escrever foi o Leonardo, logo a seguir foi o Conductor (o wí do cabelo mais bonito mas que está a ficar careca) e a seguir o Mayanda fechou o brinde... É basicamente um som de ego-tripping à la Ngonguenha, é como se o  Kanguei o Maiki, tivesse ressurgido em Kinshasa.

22 comments:

  1. Nossos "kotas" não nós deixarão ficar maleee...

    Dei uma postada no meu blog direccionando o pessoal para aqui...

    Propz...

    ReplyDelete
  2. O Conductor é um grande produtor, gosto muito da ideia de juntar rap ao semba e à outros estilos africanos e o Conductor faz isso muito bem e o trabalho nos Buraka Som Sistema também merece relevo.

    O resto, é um bando de tipos talentosos com muita consciência, tenho orgulho de ser vosso conterrâneo.

    ReplyDelete
  3. Epahh..o mambo vai tar maning nice, pelos visto, até pork não esperava outra coisa, desse people que me kuya de milhões!!!

    ReplyDelete
  4. ADOREI!
    Pela pub, ate fico + ansiosa ainda...
    Vcs n prestam!! Isso é sacanagem..a dar o sambapito aos poucos!!

    ReplyDelete
  5. manos do conjunto, simplesmente o melhor conjunto de rap da banda. se há forma de reviver estes momentos do passado, é ouvindo os vossos brindes, retrato de uma angola típica dos anos 90, sinto bué os vossos sons porque eu vivi tudo isto, e é com orgulho que digo É DREDA SER ANGOLANO.

    ReplyDelete
  6. obrigado pelos comentários, tentaremos dar mais um bocado na próxima semana, ontem o Conductor disse-me que a fábrica deu sinal positivo pela primeira vez em meses, parece que já não vai demorar muito, esperamos ter aqui os cds muito em breve, vamos aguardar mais um coxito

    ReplyDelete
  7. edson van-dunem
    Curto muito do ikonoklasta e o Mayanda os tropa sao mesmo maus pena nao terem muitos albux
    mas estamus a xpera

    ReplyDelete
  8. Esperrrro que este mambo que esta a sair do forno bate como vcs ja abituaram o povo, epa eu sei que vcs naõ nos deixaram male ne? hehehehe. eu quero mais ngonguenha.

    ReplyDelete
  9. Meus manos xtou a xperar anciosamente por xte album.
    podem crer q a cena vai bombar.
    com a masta k,em frente do mambo, tdo fica mais kuiozooooooo.

    ReplyDelete
  10. Curti imenso da sena espero que a cena venha com muita garra que é aquela que vos simboliza, porque aqui estou a espera do kibidi e do Julieu e Rometa... Hahahaha valeu mos cotas aquele abraço... Estou a espera da cena

    ReplyDelete
  11. Ngonguenhação já está a ser aguardada tipo Salário no fim do Mês...

    ReplyDelete
  12. epah com lagrimas na face ansioso por ver o nascimento do segundo filho destes papais que carregao a responsabilidade de desterrar as minhas memorias com musica me fazendo recordar os meus tempos o vosso 1 filho lembra me a infancia esse segundo pela tracklist o tempo da primaria
    continua cm essa vibe pois ela é unica do conjunto
    one
    Bebetodgi

    ReplyDelete
  13. mos kotas...
    os verdadeiros kolossos do hip-hop angolano...
    a vcx confio mto...
    sempre a repesentarem com grandes musicas...
    estou ansiosamente a espera do album...

    ReplyDelete
  14. This comment has been removed by a blog administrator.

    ReplyDelete
  15. Mais clássicos à caminho... força!

    ReplyDelete
  16. Por favor, não vendam tudo nas famosas portarias! Deixem lá uns CDs para as lojas, nem todos gostam de portaria. Eu, por exemplo, curtia bwé poder encontrar a cena na RMS do Belas que é mesmo pertinho de casa :)

    ReplyDelete
  17. dos melhores vcs são os melhores mandem a cena,que DEUS esteje sempre convosco.

    ReplyDelete
  18. Nós venderemos no Elinga Teatro quando for possível anunciaremos a data, temos todo o interesse em vender tb nas lojas de cd, mas algumas dificultam bastante o processo sendo quase impossivel nalguns casos colocar um cd à venda nesses locais, a Stromp e a Sony são as mais acessíveis World Music já tinha rejeiado vender o nosso primeiro cd e a RMS faz parte do mesmo grupo, vamos rezar pra que as coisas lá tenham mudado.

    ReplyDelete
  19. Vindo desse manos, podem crer que é coisa boa força conjunto.

    ReplyDelete
  20. alguém sabe se o cd vai ser distribuído em portugal?

    ReplyDelete
  21. Olha ontem passei pelo Elinga teatro atarde, e não encontrei nada, tentei comprar o disco de pessoas que poderiam ter mais de uma copia mas todos me diziam que os discos tinham acabado. Isso e verdade? Se não onde e que eu posso obter um.

    ReplyDelete
  22. ouvi, re ouvi, ouvi de novo, no meu iPhone só toca ngonguenha... viagem no espaço e no tempo, entre humor e crítica social, mas sempre um grande apego e afecto demonstrados a Angola, a Luanda... Grande, GRANDE ALBUM! a questão é QUANDO É QUE O MESMO CHEGA A LISBOA!?!?!?!?!?!?

    Ngonguenha

    ReplyDelete